FAÇA DOWNLOAD DE PROGRAMAS, AGORA!
Você é nosso visitante de número:

Seguidores



INFORMÁTICA EDUCATIVA
Segundo o MEC, Informática Educativa significa "a inserção do computador   no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades da educação. Os assuntos de uma determinada disciplina da grade curricular são desenvolvidos por intermédio do computador."
Íntegra (cole na barra de endereços): rived.mec.gov.br/arquivos/aprendizagem.doc

Este BLOG, reúne experiências desenvolvidas e em desenvolvimento do uso da Tecnologia no universo infatil.

Jogos, Games e Softwares Didáticos 
O trabalho com Jogos e Softwares Didáticos, de forma adequada e com o material correto, permite aprofundar, reelaborar, iniciar e criticar a construção de um determinado conhecimento ou um conjunto deles, desde que o Software esteja de acordo a uma teoria de como o sujeito aprende.
 Os Jogos Digitais dão ao aluno, a oportunidade de estudar de forma “mascarada”, pois jogando, o aluno não percebe que está trabalhando.  Os Games Didáticos  permitirão o amadurecimento  de conteúdos e o exercício de várias competências mentais, a tomada de decisões, a destreza motora, a agilidade e raciocínio ao conhecimento de causas, o desenvolvimento da inteligência, etc.
Portanto, como não educar por intermédio das mídias e tecnologias em tempos de Games, Realidade Aumentada, Arte Digital, Geotecnologia, Foto Digital, MP3 e Internet, também na Educação Infantil, considerando que o processo de aprendizagem se dá nas primeiras horas de vida? 

Critérios para a escolha do Game Didático
Em Informática Educativa, o conteúdo do Game Didático e suas características técnicas deverão estar de acordo ao Projeto Pedagógico da Escola e embasado em teorias de como o sujeito aprende. 
A escolha será feita se estiver conforme os objetivos a serem alcançados; se as ferramentas e recursos do Game estarem de acordo a faixa etária em questão; se ele for claro, de cumprimento das “missões ” breves e objetivo;  se sua manipulação for acessível (poucos menus e caixas de diálogos, botões grandes, etc.); se for atraente; se não for tão fácil a ponto do aluno perder o interesse, nem tão difícil a ponto dele não poder cumpri-lo; entre outros.

Os EVENTOS DO MOUSE
Os principais são três: ARRASTAR, CLICAR e ARRASTAR E CLICAR.
O aluno deverá estar à vontade com esses eventos para fazer o uso de cada ferramenta de um Software de forma adequada, prazerosa e efetiva. Para tanto, o Educador deverá trabalhar cada evento processualmente, do mais simples para o mais complexo: primeiro o ARRASTAR, depois o CLICAR e por fim, o ARRASTAR E CLICAR.
O aluno deverá perceber que o mouse controla o cursor que por sua vez, ativa diversas funções de um Sistema.
É FUNDAMENTAL que o aluno possa cumprir com o que é proposto SOZINHO. Assim ele treina e DESCOBRE. Manipular o mouse enquanto o aluno o segura é o mesmo que fazer por ele e, restringe a exploração pelo aluno.
O mais animador é que em poucas semanas, crianças a partir dos 4 anos,  conseguem utilizar os três eventos apresentando pouca dificuldade.
O desafio do Educador é selecionar Games Didáticos, de conteúdo Específico, voltado ao público infantil que sejam breves, divertidos, objetivos, de simples manipulação e que trabalhem apenas o evento de arrastar, por exemplo.  Há de se realizar uma vasta e detalhada pesquisa.

Produção: O Desenho Digital
Para desenhar no computador, o aluno deverá estar à vontade com os três eventos do mouse e com as principais características e rotinas de um Software ou Sistema. Para tanto, ele deverá ter explorado muito a máquina e ter desenvolvido além das habilidades MOTORAS. Deverá estar com o pensamento LÓGICO desenvolvido, para traçar linhas e formas. Não é uma tarefa fácil e requer TEMPO e EXERCÍCIO. Portanto, a Produção de desenhos no computador, nem sempre poderá ser dirigida na Ed. Infantil mas deverá ser proposta.  Nem todos os alunos irão conseguir traçar, por exemplo, o personagem da história no computador. A tarefa não será concluída, pois nesse estágio a criança EXPLORA o mundo. Por esta razão é que é tão comum os alunos traçarem a esmo, preencherem de diversas cores a tela vazia, fazer o uso da BORRACHA inúmeras vezes, entre tantos outros EXPERIMENTOS. A etapa de EXPLORAÇÃO e DESCOBERTA não pode ser  ignorada pelo educador na Ed. Infantil.
Há, ainda, condições desfavoráveis para desenhar no computador: 1.geralmente o mouse é maior que as mãos dos alunos, desfavorecendo o uso do evento Clicar e arrastar presente em quase todos os editores de desenho e, exigindo mais força física do aluno. É bem comum, nesta situação, os alunos utilizarem as duas mãos para manipular o mouse o que dificulta ainda mais. 2. A área para o rastro do mouse é limitada pelo mouse pad. Em Informática Educativa, o mouse pad deve ser substituído por uma folha de E.V.A. que cobre toda a área da mesa. 3. Por fim, as aulas de Informática Educativa cumprem uma carga de 45 minutos, limitando o tempo para conclusão da tarefa por cada  aluno .
Na Ed. Infantil, PRODUÇÕES devem ser  avaliadas conforme a exploração, as tentativas e as manifestações dos alunos. É muito importante produzir, mas o mais importante é PERMITIR.

POIE Viviane Nascimento

***






11 comentários:

Lalá disse...

Adorei este espaço de divulgação do trabalho que é realizado nas aulas de informática da EMEI.
Assim como, adoro participar junto com a Viviane das suas aulas ministradas as crianças. É muito interessante observar como elas aprendem rápido e até ensinam seus colegas! O mais interessante é observar também, que para elas esse momento é pura diversão, ou seja, elas aprendem brincando. É um momento significativo, no qual as habilidades com o computador vão sendo adquiridas espontâneamente. Porque não existe erro, existe exploração, descobertas e criatividade.

Olimpia disse...

Vivi!
Finalmente resolveu dar publicidade àquilo que suas amigas já sabiam: você é dez, é capaz e gosta do que faz.
Parabéns.
Não vou me estender aos elogios para não criar ciúmes.
Olimpia

maria alice disse...

...É impressionante como as crianças "crescem" na frente de um computador; Vejo a diferença dos meus alunos na participação que tem nas aulas com a Vivi.Mesmo os que apresentam dificuldades em atividades na sala de aula, lá se saem muito bem, até porque lá eles "clicam" e na sala, com um lápis na mão a história é outra...Mas é bonito ver como se ajudam, como se interessam por tudo e como curtem seus resultados.O dia de informática é esperado com ansiedade, e,por eles, abririam mão do parque, prá ficar mais um pouquinho lá! Aproveito o interesse e refazemos em sala algumas das "lições" do laboratório...é um prazer participar desse momento da vida das crianças, e acompanhar suas descobertas e suas vitórias...

maria alice disse...

Veevi, vc não vai colocar um espaço prá comentários com fotos? eu tenho um montão...bj

alaazevedo disse...

Vivi, suas aulas são sempre um sucesso! Meus alunos realizaram grandes avanços em sala de aula, principalmente ao trabalharmos vários conteúdos nas aulas de informática. Parabéns pela sua dedicação e carinho para com todos!Bjs

Nivea Roberta disse...

Vivi!!! Que trabalho lindo!!! Parabéns!!! Você é um exemplo de dedicação e criatividade!!! Pude vivenciar o seu trabalho e o desenvolvimento das crianças que é muito gratificante e significativo!! Continue sempre nessa iniciativa e desenvolvendo esse trabalho tão maravilhoso com nossas crianças.
Beijos, Ni

lottery disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
casino gambling disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Teresa Cristina disse...

Olá, Viviane!!!!
Amei o seu blog.Também já trabalhei com o tuxpaint. Fiz uma atividade colocando uma música do Toquinho"Aquarela" e os alunos utilizaram as ferramentas do tux para ilustrar a música. Foi muito bom!!
Bjs!!!!

Luciana disse...

Viviane... adorei seu trabalho..
Sou professora de informática há 08 anos, mas só há 02 anos estou na informática educacional... adorando por sinal...

Me identifiqeui com o seu trabalho, pois tento fazer algo parecido em minhas aulas... pena eu não ter tempo de para ter um blog... mas pesquiso novas idéias diariamente...

Gostaria de lhe perguntar uma coisa... queria criar programinhas como o seu.. tenho até o Visual Class que é um software de autoria... mas fico barrada nas animações... você poderia me dizer como vc faz?
Se não puder... tudo bem... mas me abriria um novo horizonte... pois animação não é o meu forte...

Abraços
Luciana - São Paulo
lucianapinto79@uol.com.br

Teté disse...

Olá...meu nome é Stephany muito legal esta parte que esta postadas...Bom estou aqui para covidar vocês para visitar nosso bloog...:alunosdalua.blogspot.com