FAÇA DOWNLOAD DE PROGRAMAS, AGORA!
Você é nosso visitante de número:

Seja bem - vindo!

Seguidores

| Experiências



FOLCLORE

Vídeo da série JURO QUE VI: O Boto. 
 
JURO QUE VI: O Boto. 




Imagem: 8
Áudio: 8
Tempo: Aproximadamente 10 minutos
Produção: MULTIRIO
Direção: Humberto Avelar
TEMAS TRANSVERSAIS
Higiene


O programa sobre saúde, trata da higiene do corpo.
Permite a discussão sobre as principais regras de limpeza da boca, cabelos, nariz, entre outros.Está em fase de desenvolvimento para o projeto da nossa EMEI e conta com um editor de texto para produções e um caça - palavras.


***
Festa Junina


Este game permite que se desenvolva atividades para as comemorações do período, a vida rural e urbana, diversidade cultural , música e arte, entre outros e, a partir daí, uma série de outras possibilidades podem ser exploradas em diversas outras áreas.
Está disponível para download no site SmartKids (clique aqui).

***
Dia das Mães



O joguinho permite a discussão do tema, o treino com o mouse e teclado além de possibilitar o contato com as letras do alfabeto. Disponível apenas On line (clique aqui), pelo site da Discovery Kids Brasil (clique aqui).

***



Dia do Índio

Em Abril, a Escola sempre desenvolve alguns projetos em celebração ao dia dos Índios brasileiros. No laboratório, discutimos a data a partir de um vídeo (clique aqui) .
Daí, cada turma desenvolveu um texto coletivo e o reproduziu no editor de texto da imagem ao lado. O aluno pôde entrar em contato com o teclado e suas funções.


(Desenvolvido por Viviane Nascimento)

***
Páscoa


 
Trabalha as cores, classificação e a ação de clicar e arrastar. Disponível apenas on line no site SmartKids(clique aqui):



***


 Inclusão
Jogo de Basquete com cadeira de rodas.
Ilustra o trabalho realizado em sala de aula e abre novas discussões. Realista e simples de jogar, utiliza apenas o mouse. O jogador não perde nem ganha! Disponível apenas online:Clique aqui



 ***
 Dengue

Um tema atual, que as crianças sabem discutir.O game ilustra o conteúdo , sugere novas discussões e permite que o aluno entre em contato com a lógica booleana que a tecnologia sugere ( verdadeiro ou falso, isto ou aquilo...).
O jogo está disponível apenas On Line (clique aqui) .

***


IDENTIDADE e ESQUEMA CORPORAL




Embora nosso laboratório não possua internet, fazemos o uso de WebCam para desenvolver um projeto que trabalha a indentidade de nossos alunos e Esquema Corporal.
As crianças podem fotografar inúmeras vezes, partes do seu corpo e o dos amigos graças a um programa chamado OLHA O PASSARINHO. O programinha tem botões grandes e crianças de qualquer idade, mesmo as que não têm contato com  câmeras digitais, podem utilizá - lo. Nossos alunos o ADORAM!


***
CIÊNCIAS



 
Um game japonês foi o conteúdo mais divertido no trabalho com o corpo humano!
Uma discussão sobre as funções do corpo e dos cuidados que devemos ter com ele ,
antecedeu a produção do mesmo por cada estágio  de forma coletiva. 

As crianças receberam pedaços de papel, canetinha e tesoura para a criação que ocorreu no chão do laboratório. Em seguida, puderam montar o esqueleto através do game que está disponível apenas On Line (clique aqui).

***

LINGUAGEM


O programa permite que o aluno reconheça cada letra do nome. Ele exibe um desenho e sua letra inicial e "fala" o nome da letra. Outra versão, possibilita ao aluno explorar o teclado, "falando" cada letra e a relacionando a inicial da figura exibida.


***

MATEMÁTICA




Este game ensina, efetivamente a criança contar! No Laboratório podemos discriminar a quantidade de meninos e meninas e apontar as diferenças quantitativas no quadro e explorar um pouco mais.
Disponível apenas On Line (clique aqui) pelo site da Discovery Kids Brasil (clique aqui).



 
Jogo de dominó em FLASH. O mais simples que encontrei entre os FREEWARES. Está disponível apenas On line pelo site da Nestlé de Portugal (clique aqui). O site atualiza todo o seu conteúdo em tempos, no entanto, há muitas outras coisas interessantes lá:






Quebra Cabeça de formas geométricas.


Exercita a ação de Clicar e Arrastar.
Disponíveis apenas on line no site SmartKids(clique aqui).


***
Desenho

Você conhece o TUX Paint?
É um editor de imagens para crianças, bem bacaninha. Tem interface simples, efeitos sonoros e botões grandes que facilitam o clique pelos pequeninos, que não têm muita intimidade com o mouse.
Há recursos como carimbos, aplicação de fagulhas, tijolos, grama, clareamento , arco - íris, entre outros.
Interessante mesmo, é que o professor pode utilizá - lo antecedendo as atividades com o Paint da Microsoft, que não é, especificamente, ao usuário infantil.
E, o melhor de tudo: O programinha é totalmente FREE! O software é aberto e desenvolvido pela LINUX. Leve e roda até no Windows 95. É só baixar e instalar. Se quiser os carimbos, é um programa a parte, tem que baixar também. Olha o link aí em baixo do site oficial:

Algumas OBRINHAS:






***
Monte seus próprios Games com CLIC 3.0:

O Clic é um Software de Autoria. Ele permite a criação de atividades como jogos da memória, quebra - cabeça, cruzadinhas, atividades  multimídia, atividades de textos, entre outros, que servirão de apoio ao Projeto Pedagógico, pois você, educador, irá desenvolver as Atividades conforme sua necessidade.
As vantagens do CLIC são:
  • Pode ser baixado gratuitamente na internet (ou no site da empresa: http://clic.xtec.cat/es/clic3/download.htm), e seu uso também é livre;
  • os usuários não precisam ter conhecimento técnico para a exploração do software porque o CLIC é muito fácil de manipular;
  • entre tantas outras.
Se você já fez a instalação do CLIC em sua Máquina, pode baixar algumas atividades desenvolvidas por Professores e alunos do mundo todo no site da empresa e, também, elaborar as suas.




 

Nenhum comentário: